Monday, August 13, 2012

Fatos de boro


Boro, cujo símbolo químico é B, é um elemento químico que pode ser encontrado na tabela periódica ao lado de carbono. O boro, nome originado da palavra Buraq, o que significa "branco" e é referido o bórax mineral em árabe. Existem vários alótropos de boro. O boro é definido como "um pano macio, elemento marrom, amorfo ou cristalino não-metálicos, extraídos principalmente de quernite e bórax e utilizado em foguetes propulsores, misturas, elementos de controle de reatores nucleares, abrasivos, duros e ligas metálicas". Para além de ser um produto químico, o boro é também um importante nutriente para as plantas. O boro não é encontrado em estado livre na natureza. De boro é encontrado sob a forma de ácido ortobórico em fontes de águas vulcânicas. Também é encontrado sob a forma de boratos em colemantie e boro. Há muitos fatos sobre boro que são bastante interessantes. Sendo um deles - boro como um elemento foi identificado em 1824 pelo químico sueco chamado Jons Jacob Berzelius. Nos parágrafos seguintes, vamos ter um resumo em boro.

Propriedades de boro

Dada a seguir é a classificação química deste elemento;

* Nome: Boro

* Número Atômico: 5

* Símbolo: B

* Massa Atómica: 10,811 amu

* Número de prótons e elétrons: 5

* Número de nêutrons: 6

* Ponto de ebulição: 2823,15 K (2550,0 C)

* Ponto de fusão: 2573,15 K (2300,0 C)

* Densidade (a 293 K): 2,34 g/cm3

* Estrutura dos Cristais: romboédrica (ou trigonal)

* Configuração electrónica: 1s2 2s2 2p1 e sob a forma de um gás nobre é [Ele] 2s22p1

Fatos interessantes Boro

O boro é um elemento químico largamente encontrado na crosta terrestre. Boro ocorre em carvão, os oceanos, o xisto, rochas sedimentares e em certos tipos de solos. Mencionado abaixo algumas informações a respeito deste metalóide;

* Boro foi descoberto em 1808 por LJ Thenard e L. Joseph Gay-Lussac, os dois químicos franceses que reagiram de sódio com ácido bórico para isolar boro. Foi mais tarde, independentemente isolado por Sir Humphry Davy.

* Boro em sua forma pura foi produzido em 1909 por W. Weintraub, um químico norte-americano. O Boro nome foi inventado usando uma combinação de bórax e carbono.

Boro * ocorre naturalmente na forma de um pó acastanhado colorido e também na forma cristalina. Ela também é encontrada em molas vulcânicas sob a forma de ácido bórico.

* Esta liga resistente ao calor é obtido a partir de boratos, colemanite, quernite e ulexita. Uma vez que é um metalóide (tendo as propriedades de ambos os metais e não-metais), a aplicação de boro pode ser visto para transportar uma carga eléctrica e também como semi-condutores.

* Há dois isótopos de boro Boro 10, que tem quatro nêutrons em seu núcleo atômico e boro 11, que contém cinco nêutrons.

Boron * é principalmente fabricados na Turquia e nos Estados Unidos, uma vez que o boro natural é muito difícil de encontrar devido à sua ocorrência rara.

Boron * foi introduzido na Europa no anos 1200 por Marco Polo, que era um explorador cultural.

Usos do Boro

O boro é um metalóide de ocorrência natural que tem muitas aplicações. O boro é também fabricado comercialmente. Existem várias utilizações essenciais de boro, alguns dos quais estão listados como abaixo:

Boron * é usado em fogos de artifício e pirotecnia para dar uma cor verde para as chamas.

Boro * também é usado em foguetes como um combustível para a ignição.

* Um isótopo que ocorre naturalmente, de boro, de boro-10, é usado como escudo de protecção contra a radiação e um detector de neutrões em reactores nucleares, como é conhecido por ser um absorvente de boa de neutrões.

* Na indústria dos semicondutores, boro é usado como um contaminante para os semicondutores como o silício, carboneto de silício e germânio.

* Os filamentos de boro são leves e têm alta resistência à tração. Eles são usados ​​para fazer equipamentos esportivos, como muitos clubes de golfe e varas de pesca. Eles também são usados ​​na indústria aeroespacial para fazer os corpos de aeronaves e outras partes.

* Pentahidrato tetraborato de sódio (Na2B4O7), que é uma forma de boro é usado para fabricar produtos de limpeza como detergentes e branqueadores e também no fabrico de fibra de vidro de isolamento.

* Os coletes à prova de balas e blindagem de tanques são feitos de carboneto de boro.

Boro * é também utilizado nas indústrias de cerâmica e vidro sob a forma de vidro de borossilicato, uma vez que tem uma excelente resistência aos choques térmicos e tem um baixo coeficiente de expansão térmica.

Boro * é um ingrediente importante no fabrico de controlos de pragas vários, suplementos de solo, produtos químicos agrícolas e fertilizantes.

* Perborato de sódio, que é um composto de boro, é uma fonte de oxigénio activo e é usado no fabrico de produtos de limpeza, detergentes para a roupa e as fórmulas dos dentes de branqueamento.

Para além das utilizações industriais, boro também tem muitos benefícios para a saúde. Ela ajuda no fortalecimento dos ossos, aumentando a capacidade do corpo de absorver cálcio e magnésio. É também essencial para o bom funcionamento do cérebro. Espero que você encontrou o artigo sobre fatos de boro informativos.

No comments:

Post a Comment