Sunday, August 5, 2012

Estágios de Tuckman do Grupo de Desenvolvimento


Bruce Wayne Tuckman desenvolveu uma teoria em 1965, conhecido como "Tuckman de Estágios", que explicavam como as pessoas trabalham em grupo. Depois de 12 anos, Tuckman revisitado sua teoria original e fez um aditamento a ele, que reforçou ainda mais a teoria. Teoria Tuckman é uma das muitas teorias que visam ajudar os gerentes com o processo de construção da equipe. Vamos saber sobre as fases do Tuckman do desenvolvimento de grupo.

Estágios de Desenvolvimento de Grupo

Teoria Tuckman explica que durante o curso de um desenvolvimento do grupo, um grupo passa através de quatro etapas para se tornar uma meta-oriented unidade, coesa. Os quatro etapas, como por Tuckman são:

Formando

Formando é o primeiro passo do modelo de Tuckman e nesta fase é caracterizada por timidez incerteza, e ansiedade. Nesta etapa, os membros do grupo sub-conscientemente mostram um desejo de ser aceito pelos outros membros do grupo. A duração desta etapa pode variar de um para outro grupo como alguns grupos são formados sobre uma base impulsiva, enquanto outros são um resultado de um processo de pensamento cuidadoso. Nesta etapa, os membros do grupo passar o tempo conhecendo um ao outro e seu líder. Papéis e responsabilidades individuais, embora explicados não são claras, pois é a fase de aprendizagem do grupo. Nesta fase, os membros do grupo também tentar evitar conflitos e problemas graves.

Atacando

Na segunda etapa, os indivíduos obter uma noção mais clara do que é esperado deles e também marca o início dos conflitos e ambigüidades. Assalto é uma fase difícil do grupo, os indivíduos começam a questionar a responsabilidade de outros membros da equipe. Os membros do grupo começar a disputa por prêmios, liderança, poder e autoridade. Depende da organização se os conflitos vêm à tona ou permanecer fraco eo papel do líder do grupo é muito importante nesta fase, as perspectivas da equipe pode ser prejudicada em grande medida, se a equipe não é gerida de forma adequada. Um grupo deve desenvolver uma estratégia para conflitos e ambiguidades contador e passar para a próxima fase.

Normatização

Normatização é a fase em que os membros do grupo lançar seus preconceitos contra os outros membros da equipe e se esforçam para trabalhar como um grupo. É importante notar aqui que nem todas as equipas vão chegar a esta fase como resolver os problemas que surgem na fase de confronto leva fortes qualidades de liderança pelo líder do grupo. Na normatização, os membros do grupo reconhecem cada contribuição outros para a equipe e trabalhar juntos para desenvolver uma equipe coesa. Como membros de conhecer uns aos outros de uma maneira melhor, eles conseguem aprender coisas novas uns com os outros e há um fluxo de idéias entre eles. A liderança é compartilhada e membros tomar iniciativas para a melhoria da equipe. Membros procurar idéias criativas e um senso de união da equipe é desenvolvido nesta fase. Alguns inconvenientes desta fase é que os membros da equipe podem resistir a qualquer mudança e podem se sentir desconfortáveis ​​quando se trabalha com pessoas fora do grupo.

Executando

Esta é a fase mais produtiva de um grupo como membros da equipe para realizar seu pleno potencial. A equipe começa a entregar em todos os parâmetros e até tenta experimentar com algumas idéias novas. Os membros são agora autónoma e que não haja ambiguidades sobre a estrutura do grupo. Execução é a fase em que todas as equipes querem ser quando a equipe é formada.

Adiamento

Em 1977, cerca de doze anos após Tuckman desenvolveu a teoria original, ele, juntamente com Mary Ann Jensen atualizou a teoria adicionando um quinto estágio. Esta fase caracteriza-se por dissolução e alguns pensadores chamar esta fase de luto, como membros do grupo sentem uma certa perda, quando a equipe é dissolvida. Membros preparar-se para passar para outras tarefas e dizer adeus pessoais.

Estas foram as fases do Tuckman do desenvolvimento do grupo. Deve-se notar que, embora o quinto estágio de adjourning grupo de desenvolvimento, não está incluído em teoria o Tuckman, o que ainda é uma parte importante de toda a teoria. Há muitos pensadores que afirmam que a teoria de Tuckman parece bom no papel, mas buscando apresentar um panorama geral do desenvolvimento do grupo, não pode ser praticado em todos os cenários. No entanto, a teoria Tuckman é uma ferramenta útil para os gestores de estudar o comportamento dos membros da equipe durante o trabalho em grupo.

No comments:

Post a Comment